Logo

Cinco Marias Agência Digital

Como calcular o ROI de suas campanhas?

Publicação: 2 de agosto de 2018
Como calcular o ROI de suas campanhas?

Certamente você sabe o que significa o termo ROI, mas vamos entender melhor como funciona esse cálculo. Na verdade, ROI é uma abreviação de Retorno on Investiment ou retorno sobre o investimento. Em suma, conseguimos medir quanto efetivamente estamos ganhando para cada real investido em uma campanha.

A fórmula então é bastante simples: Receita/ Custo = ROI

Sabemos que essa métrica é muito importante para entender se a estratégia das campanhas está funcionando ou não; se está trazendo o retorno esperado, principalmente quando falamos de mídia digital, que conseguimos metrificar todos os nossos resultados e comportamentos de pesquisa de compra dentro da internet.

Dessa forma conseguimos medir todo nosso retorno direto de uma determinada mídia. Veja bem, direto. Mas e todo o resultado indireto que as campanhas também trazem e são extremamente importantes? Quer dizer, calculamos a efetividade de uma mídia baseada apenas na ponta do iceberg? E todo o resto? Não vamos medir o iceberg pela ponta, afinal, sabemos que nem se compara ao seu real tamanho.

Private information hidden insider knowledge and secret personal or business data as a partialy submerged iceberg in the shape of a question mark symbol as a concept of internet encryption and digital security or illegal trading .

Uma compra dificilmente é concluída em um primeiro momento (claro, com exceção das famosas compras por impulso). O processo da compra se baseia em várias etapas, e no meio digital ainda precisamos de uma confiança muito maior no e-commerce em questão. Muitas vezes, o processo acaba se misturando em ambientes on e off. Por exemplo: você está no ônibus indo para o trabalho e vê o sapato que você estava precisando no outdoor perto da parada. Ao chegar no trabalho você digita no Google o nome da loja que viu no outdoor e clica no anúncio da página. Você decide pelo modelo e pesquisa em outras lojas para ver o melhor preço. No outro dia, afinal, decide que a loja do outdoor era, de fato a mais barata e confiável, e diretamente digita o endereço do site no seu navegador e realiza a compra. Aí eu pergunto, para que mídia que é contabilizada essa venda? Qual o meio que foi efetivo para a compra?

Precisamos entender como calcular o nosso ROI, pois essa fórmula, em minha opinião, é apenas um termômetro da mídia, se funciona ou não. Conheça sua campanha. Conheça seu público. Por onde ele veio? Onde decidiu pela compra? Por quê? O que ele está procurando no seu site?

Quando soubermos responder todas essas questões, tenho certeza que essa fórmula de ROI vai ficar simples demais. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *