Logo

Cinco Marias Agência Digital

Como está a otimização das suas campanhas de Mídia?

Publicação: 9 de abril de 2020
Como está a otimização das suas campanhas de Mídia?

Oi? Oti o quê? Ah pois é! Verdade número 1 desse post: mídia não é só criar campanha e deixar lá rodando e esperando o milagre da venda acontecer da noite pro dia.

Claro, uma criação bem feita é muito importante para um bom resultado. Textos bem escritos, peças bem feitas, palavras-chave e segmentações bem selecionadas são parte fundamental do trabalho! Porém, sinto informar (lá vem a verdade número 2), que isso de quase nada adianta se você não OTIMIZAR as suas campanhas!

“Ok, ok. Já entendi, mas o que é isso exatamente e como eu faço isso, Maria?”

Bom, a Otimização nada mais é do que aplicar melhorias nas campanhas a partir de análises realizadas com os dados que as ferramentas de campanhas (como o Google Ads ou Facebook Ads) ou o (maravilhoso) Google Analytics te fornecem. Não existe uma fórmula mágica (aqui está a dolorida verdade número 3), basicamente TUDO vai depender do seu objetivo! É ele que vai definir pra onde você deve olhar: Custo por Aquisição? ROI? Receita? Tenha em mente o seu objetivo e trace metas, antes de mais nada. 

Vai lá. Pega um papel e uma caneta ou abre um excel e TRACE SUAS METAS. Vamos esperar aqui pra continuar.

É-ESSA

Feito? Objetivos e metas definidos? Então bora!

Vamos listas abaixo algumas ideias de otimização que você pode aplicar nas suas campanhas mais facilmente e que, com certeza, contribuem muito para os resultados:

–  ajustes de orçamento: em uma campanha bem estruturada, pense em como separar seus grupos de palavras-chave ou suas segmentações de público de forma a poder distribuir os orçamentos conforme os resultados. A campanha X está atingindo mais seu objetivo que a Y? Coloca mais orçamento pra lá! Essa é uma das otimizações mais dinâmicas e rotineiras que pode ser realizada! Se possível, olhe seus orçamentos diariamente (nem sempre vai ser necessário mexer!).

– segmentações: tem alguma cidade/estado/região se destacando para o seu objetivo? Alguma faixa etária? O seu resultado está melhor nos stories do Instagram ou no feed do Facebook? Avalie e segmente, cada vez mais e melhor (não esqueça do item acima, ele complementa esse!).

– ajustes de lance: como está o lance que você está dando para as suas palavras ou segmentações? Alguma se destaca em resultado e merece um lance mais agressivo? Avalie, teste, avalie de novo.

– criativos: qual imagem funciona melhor? Qual texto está atingindo melhor seu resultado? Você está explorando todas as possibilidades de tamanhos de imagens, diferenciando elas por posicionamentos, etc? Esteja sempre em constante evolução!

Claro, existem CENTENAS de outras otimizações que podem ser aplicadas. E esse é o encanto da mídia digital: um mundo inteiro de possibilidades e muitas métricas disponíveis para aprimorar constantemente nossos resultados!

 

Ahhh, mais 2 verdades em forma de DICAS DE OURO pra você:

NÃO FAÇA TUDO AO MESMO TEMPO. Caso contrário, fica mais difícil avaliar o que realmente fez diferença para o resultado! Deixe cartas na manga, aplique aos poucos, com carinho e atenção! 😉

– DÊ TEMPO AO TEMPO. Performance é histórico! Otimização é importante, sim, mas deixar suas alterações rodarem e acumularem dados suficientes para análise é crucial para que elas funcionem. 

E uma dica extra porque hoje estamos legais:

– Não tá sabendo por onde começar a olhar no Google Analyics? Confere esse post aqui com 3 relatórios indispensáveis para o seu negócio!

Verdades ditas, dicas dadas, ouro entregue. Agora é só aplicar! Depois nos conta como foi. 😉

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *