Logo

Cinco Marias Agência Digital

Você sabe para onde a sua empresa está indo?

Publicação: 21 de maio de 2020
Você sabe para onde a sua empresa está indo?

Hoje o post não tem dica de campanha ou de redes sociais. Não tem sugestões para os seus anúncios, nem ideias de como melhorar suas  estratégias no digital. Hoje viemos falar de tudo que antecede, ou deveria anteceder, essas ações. Você sabe para onde sua empresa está indo?

‘Como assim, Mariaaas? Claro que sei! Quero vender mais, ueh!” Sim, vender mais. Todos queremos. Mas quanto mais? Onde você quer chegar? Qual o seu objetivo? E qual a sua meta? (E sim, são coisas diferentes!)

Em quase 10 anos como Cinco Marias vimos muitos negócios nascerem, crescerem, evoluírem. Mas também vimos MUITOS outros fecharem suas portas e a maioria, simplesmente, por não ter planejamento. Eita palavra que já inspira preguiça só de ler, né? Sim, dá trabalho. Planejar dá muito trabalho, mas não precisa, nem deve, ser um bicho de 7 cabeças. E ao mesmo tempo precisa E DEVE ser feito por toda e qualquer empresa, não importa o seu tamanho.

Nós não somos especialistas em gestão, mas temos algumas dicas simples, com base em tudo que já vimos e mesmo no que vivemos diariamente como sócias da Cinco Marias, e que podem ser úteis nesse momento:

Comece pequeno: rascunhe, escreva no papel mesmo, ou se preferir, faça um documento simples, com as informações mais básicas da sua empresa. Aquelas que você pensa: ‘nossa, mas isso é óbvio’. Acredite, não é. E mesmo que seja, o simples fato de ‘verbalizar’ isso ajuda a dar uma visão do todo e trazer novas ideias. Quem é você como empresa? Pra quem você vende? Qual o seu diferencial? Quais são suas referências? Quem são seus concorrentes?

Aprofunde o pensamento: com base no ‘comece pequeno’, vá expandindo seu olhar. Aprofunde. O que você vende? Quais são seus produtos ou serviços? Liste TODOS, não tenha preguiça. O que compõe EXATAMENTE o seu serviço? Qual o escopo? Liste os produtos em detalhe!

Pense com o ‘bolso’: quanto custa? Quanto custa cada etapa do seu serviço? Sua estrutura? Sua equipe? Sua hora de trabalho? Sua matéria-prima? PLANILHE! De novo, dá trabalho. Mas vale a pena.

Cruze as informações: com base em tudo que você levantou, é hora de cruzar os dados. O valor de venda está compatível com o seu custo? Qual a sua margem de lucro e como ela pode ser melhorada? Você consegue otimizar algum custo ou aumentar preço? Se aumentar preço, seu público vai acompanhar? Você está vendendo para o público correto? E como estão seus produtos/serviços em relação aos concorrentes?

Agora, sim, planeje NA PRÁTICA: produtos ou serviços ‘redondos’, chegou a hora de, de fato, planejar. Crie uma planilha financeira, planeje seus custos e estime sua receita para os próximos meses e anos. Não esqueça de ‘manter os pés no chão’: não seja positivo demais! Confira se o seu planejamento de receita acompanha o custo: para crescer receita, geralmente precisa de mais equipe ou mais matéria-prima, certo?

Defina sua META: com base em tudo isso, você agora já deve conseguir sabe qual a sua meta! Faturamento de R$300 mil até Dezembro? Lucratividade de 20% no ano que vem? DEFINA sua meta (tem que ser QUANTITATIVA e tem que ter prazo!).

Hora de agir: planejamento feito, objetivo traçado, metas em mãos, agora sim, parta para a ação. O que você precisa fazer para bater a sua meta e como você vai chegar lá? Quantos produtos tem que vender? Quantos novos cientes precisa adquirir? E pra atingir isso: precisa contratar? Melhorar o seu site? Divulgar seu produto mais rentável nas redes sociais? Vender online? E não esqueça de continuar planilhando esses investimentos no seu planejamento financeiro! Decida onde investir e em quais momentos.

Tudo isso feito, não acaba, não! Acompanhe os resultados. Continue aprimorando seu planejamento mensalmente. Fica cada vez mais fácil, e mais apaixonante, a gente promete! Trabalhar com objetivo, visão, meta é o pulo do gato. É o básico que poucos fazem. É o que pode diferenciar você do seu concorrente. É o que pode te trazer mais estabilidade mesmo em meio a uma crise. É o que vai fazer você chegar mais longe (e você vai saber onde o longe fica!).

P.S: Se ainda assim não se sente seguro em fazer o planejamento da sua empresa, procure ajuda! Contrate uma consultoria especializada, procure algum curso ou solução no SEBRAE, vá atrás! 😉

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *